sexta-feira, 4 de julho de 2008

Em ano eleitoral . . .


Afonso Vieira

Inaugurou-se, oficialmente após a convenções partidárias, a corrida eleitoral para os cargos de prefeito e vereador. Até ai nada demais, coisas da democracia. Mas, qual democracia?

Chega a me dar asco ao ver as propagandas da Justiça Eleitoral, em um desatino estúpido e suas campanhas para enganar incautos, dizer que é exercício de cidadania; proclamando heróis que não existiram, utilizando-se de hipocrisia e falsas informações para ludibriar a obrigatoriedade do voto.

Que democracia é esta onde sou obrigado a votar? Quem lutou pela liberdade: Dilma, Dirceu, Genoíno, Mariguela, Lamarca? Onde há liberdade, se a Justiça proíbe até mesmo entrevista com candidatos? De que adianta liberdade de imprensa, se boa parte dos veículos de comunicação tendencionam descaradamente seu proselitismo político? Para que votar, se praticamente todos os candidatos não estão preparados para o cargo que pleiteiam - muitas vezes respondendo até mesmo por processos judiciais?

Somos uma democracia realmente caricata; fala-se em liberdade, mas nos obrigam a sair de casa em um domingo - às vezes até mesmo a enfrentar filas - para ter que escolher entre o delinquente e o menos pior; já que sem a efetivação desse ato, nem mesmo prestar concursos, ingressar em uma universidade ou tirar passaporte é possível. Já fui contrário ao voto nulo, não mais o sou.

Temos verdadeiros bandidos nos mais variados cargos e, na tentativa elogiável de moralizar o pleito – proibindo políticos com problemas legais – a própria justiça joga um balde de água fria.

Totalitários que lutavam por uma ditadura socialista posam como heróis e perseguidos, mentem descaradamente com total conivência de boa parte do meio acadêmico e da mídia, resultando no problema não da desinformação, mas da informação incorreta. Propagando mentiras e meias verdades como se realidade fossem.

A Justiça, em clara demonstração de censura, proíbe entrevistas com candidatos. Como é que o eleitor saberá das idéias e propostas dos postulantes, ou ainda, que mal há nisso se todos serão interpelados pelo mesmo veículo de comunicação?

Jornalistas confundem reportagens com colunas de opinião, deixando claro o favorecimento de determinado candidato ou agremiação. Fica explícito o partidarismo de jornais e revistas, muitas vezes, compradas com dinheiro público disfarçado em verba publicitária. Para piorar, soltam o discurso demagógico que são imparciais e isentos, como se isso existisse no meio que os cerca.

Usurpadores votaram pela criação da CSS - agora, muitos deles vão querer votos; o seu, não o meu!

É lamentável constatar que estamos em estado de falência moral, que não há nem a terceira via para os descrentes. Já cheguei a pregar o assassinato eleitoral de toda bancada que ai está, mas com tamanha massa de eleitores ignorantes e analfabetos funcionais, acho pouco provável. Entre o populista e o criminoso, fico com o nulo. E o azar, é nosso!

*Publicado em O JORNAL, edição 383, de 08 de julho de 2008

http://www.portalgrito.com.br/arquivol/arquivol.php?id=82


Um comentário:

Augusto Araújo disse...

Afonso, pq vc nao postou os dois ultimos artigos no blog da DMM?

estao muito bons

abs!