sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Senado, de novo, novamente, outra vez . . .


Afonso Vieira


Há tempos tenho evitado escrever sobre política. Ler os noticiários é algo asqueroso, não há um único dia que não seja publicada algum tipo de farra/ilícito com o erário público. Novamente (?) temos o Senado Federal enlameado por denúncias de corrupção.

José Sarney é o símbolo mor do que se tornou a Ética e a Moral em nosso país. Atua nos bastidores da República desde a década de 50, sempre mamando nos cofres da nação – sabe-se lá o que já conseguiu em seus conluios com outras amebas de mesmo quilate.

O maranhense representa exatamente o Congresso Nacional: cínico, de boa lábia, suposto letrado, sua sede pelo poder é maior do que sua probidade – que parece ser nula -, apegado nas piores práticas de fisiologismo e populismo barato, é um beócio sobre economia e administração pública, só age à contento quando o interesse é particular.

Alguém ainda acredita nas suas desculpas esfarrapadas? Eu nunca acreditei! Assim como sou totalmente descrente em qualquer parlamentar em atividade. Não creio que alguém honesto e com boa formação moral tenha inclinação para a carreira política, e os fatos só comprovam a minha tese, dia após dia.

Vivemos sob a égide de um Estado corrupto, esfacelado em todas as suas instituições nos quesitos que dizem respeito ao que é pudico. E isso vai desde o mandatário mor – este aprendeu muito bem a arte de enganar com o senador em questão -, até o mais relé edil de pequeno município.

Esse senhor, caso venha a ser defenestrado da presidência da casa, continuará nos brindando com sua cara de pau. Continuará sendo eleito pelo povo miserável e ignorante que nele já votou. Nenhuma investigação o punirá, seus adversários de plenário estão no mesmo nível intelectual, probo e vil.

As desculpas para suas improbidades seguirão a linha do chefe do executivo: imprensa golpista, perseguição ideológica, conspiração da “direita” – se é que isso existe no Brasil -, ou no pior estilo do “eu não sabia”. Cabe ressaltar que o próprio Lula já chamou o caudilho maranhense por diversos impropérios.

O Brasil é ímpar em diversos aspectos, via de regra, somos acomodados, queremos levar vantagem em tudo, não somos muito avessos ao trabalho árduo – preferimos o caminho do jeitinho, sempre! -, temos um nível cultural deprimente, nossa educação só piora. A grande maioria dos ditos cultos, são partidários de alguma agremiação política – que eu chamo carinhosamente de quadrilhas -, costumam se engalfinhar com unhas e dentes na defesa deste ou daquele bandido candidato da respectiva sigla. Quando alguém diz uma verdade, esses mesmos hipócritas saem como aquela mãe que se finge de cega, que não admite que alguém aponte os milhares de defeitos do próprio filho, ainda que ela tenha plena consciência de todos eles. Amar seu país, seu estado, sua cidade, seus entes queridos, não deve ser sinônimo de conivência e acomodação, pelo contrário, quem gosta, cuida, critica e cobra!

Renan se safou da cassação, seus pares – da mesma laia – lhe garantiram posição de destaque na atual legislatura, mesmo contrários à opinião de boa parcela da sociedade. Sarney deve ter o mesmo destino.

O próximo ocupante da chefia de tão "presigiada" instituição poderia muito bem ser Fernandinho Beira Mar ou o Marcola; estariam perfeitamente equiparados com os demais nobres daquele parlamento. Ao menos as celas poderiam ser as mesmas . . .

http://www.campogrande.news.com.br/canais/debates/view.php?id=4642

Nenhum comentário: