terça-feira, 12 de julho de 2011

É Apenas Rock'n Roll


Algumas coisas definem nossa personalidade, alguns hábitos demonstram nosso estilo de vida, caráter e intelecto. Roqueiros, via de regra, são polêmicos, autênticos e – nem todos –com uma boa cultura, arrisco dizer que acima da média nacional.

Muitos dizem que o rock é eterno, de certa forma, penso eu, a boa música é eterna. Mas convenhamos, dos clássicos que permanecem nas últimas décadas, o grosso é oriundo do meio das guitarras nervosas, graves bumbos e vocais agudos/graves. De um conjunto harmonioso chamado Banda.

Numa data de comemoração, temos que agradecer a quantidade de atrações de peso que visitarão o Brasil. Do Black Label Society em agosto, Eric Clapton em outubro, Pearl Jam em novembro e até mesmo o lendário Roger Walters em 2012.

Morando no RS, tive a oportunidade de me deparar com velhas bandas, que há anos, talvez décadas, nem ouvia falar. Vi os Raimundos, que confesso, surpreendeu-me! Na semana passada tocou aqui próximo o Nenhum de Nós. Quase todos os sucessos dos anos 80 voltaram à tona nos últimos tempos.

Em contrapartida, nunca estivemos em uma fase tão ruim para novos talentos, ao menos os que surgem a nível nacional/mundial. A escassez é gritante! Deixo claro, temos excelentes músicos, mas não chegam a ganhar destaque, por isso falo do que tem vulto.

Ah, antes que me esqueça, o sagrado nome do rock anda sendo jogado – literalmente - na latrina quando classificam excrescências como umas bandas emos no mesmo estilo musical.

Do mago das guitarras, como Jimi Hendrix; do vocal inigualável de Janis Joplin; dos hilariantes australianos do AC DC; do dançante Led Zeppelin; do simpático “príncipe das trevas” Ozzy Osbourne; dos técnicos e sincronizados do Rush; da rebeldia dos Rolling Stones; da pancadaria do Metallica; da velocidade do Slayer; da atitude do Sepultura, pouco ou nada mudou ou restou. O cenário atual carece de inovação.

Enquanto ainda temos vivos os ídolos de duas, três ou quatro décadas, ainda não estamos órfãos, mas o que será da geração futura?

Precisaremos de uma Suicide Solution para encontrarmos The Spirit Of Radio?

Continuaremos gritando I Wanna Be Sedated?

Espero que não! Que nossos jovens talentos desaflorem, afinal It's A Long Way To The Top (If You Wanna Rock 'n' Roll).

Um comentário:

Yuri disse...

big Dog!! acho que estamos ficando velhos mesmo viu, pq não encontramos mais nos dias de hoje uma banda que presta, que consiga lançar mais de um album legal. por isso, percebo que sou um cara muito nostalgico. o jeito é se conformar meu amigo!! abz