domingo, 15 de março de 2015

Sobre o 15 de março de 2015

Ok, fomos para as ruas no dia 15 de março de 2015, data histórica! Jamais haveria essa oportunidade se não houvesse a democracia. Jamais o termo liberdade de expressão foi tão exaltado, mesmo com muita “gente” querendo cercear um direito legítimo do povo.

Vai mudar algo? Não sabemos ainda, mas é fato inconteste que isso mexeu com o brio dos atuais “donos do poder”. Milhões de pessoas inconformadas e mesmo assim, nenhuma briga, nenhum incidente sério, nenhuma vidraça quebrada. Isso demonstra o exercício da cidadania, feito dentro da Lei e da ordem, exercício de civilidade.

Nós, apartidários, honestos e que temos um ideal em comum: um país livre de corrupção (mesmo que seja utopia), fizemos nossa parte. Pode não dar em nada? Talvez, mas o governo esperou até o último momento para se posicionar, torcia para o fracasso que foi sua defesa do dia 13; para seu desespero, foi um sucesso total em todos os locais onde houve manifestação.
A polícia, tanto criticada pelas pessoas de índole duvidosa, foi aplaudida diversas vezes. As instituições são maiores que a minha ou sua opinião, e assim devem permanecer.

Aqui, em Lajeado, o movimento foi tão bem organizado que ao passar próximo do hospital, seus idealizadores pediam para não gritarem, não se exaltarem pois o local merecia o devido respeito. Ato prontamente atendido pelos milhares de manifestantes.

Meus caros, chamar a insatisfação com o governo de golpismo, é o atestado de imbecilidade. Particularmente, sou contra o impeachment, pois entendo que isso seria a pior medida para a nossa credibilidade institucional. Mas, em momento algum, isso é golpe! É mero exercício de cidadania!

Contestar seus governantes, cobrar pelas suas promessas, erros e acertos, deveria ser algo natural e um dever cívico. Achar que está acima da Lei, defender corruptos e bandidos é algo detestável e digno de desprezo.

Independente de ideologia, hoje foi um dia ímpar e lindo de se ver: pessoas com as camisetas verdes e amarelas, com a Bandeira do Brasil, unidas pela insatisfação com a corrupção generalizada que se tornou nosso país.

O problema não é o PT, nem o PSDB, é quem vota sem ter noção alguma de política e economia, é quem não tem vergonha na cara de se corromper por migalhas ou que põe ideologia acima dos direitos individuais.


Ainda existem pessoas incorruptíveis? Sim, talvez, ou é utópico, mas só sei que fui criado para crer que minha hombridade não tem preço! E pretendo mantê-la a qualquer custo.

Um comentário:

Helena Erthal disse...

Prezado Afonso,

Foi realmente um momento raro, me senti orgulhosa por ser brasileira ao verificar pela TV a belíssima manifestação realizada ontem. Pessoas tranquilas, mostrando que o povo brasileiro também é feito por pessoas que buscam a não violência para protestar contra os desmandos e abusos do atual governo.

espero que sirva, pelo menos, para deixá-los com vergonha.

abraços,
helena