segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dia do Administrador


Afonso Vieira

Comemora-se no dia 09 de setembro, o Dia do Administrador, profissão de extrema importância e muitas vezes, pouco valorizada em nossa sociedade, motivo que faz necessária a elaboração desta crônica.

Algumas fontes identificam como os primeiros administradores, os gestores das companhias de navegação inglesas do século XVII. Podemos dizer que, de certa forma, tal função sempre existiu, seja na resolução de problemas diários, estratégias operacionais, de guerra, enfim, a grosso modo, o conceito de administrar é extremamente amplo.

Com a invenção da máquina a vapor, em 1776 – mesmo ano da publicação do livro A riqueza das nações, de Adam Smith -, e a evolução até então nunca vista das organizações em nossa história, foram necessárias diversas adaptações para acompanhar o acelerado ritmo. A revolução industrial mudou a face do mundo moderno, criou novos desafios e novos padrões organizacionais. Com o enfraquecimento do liberalismo clássico, ao fim do século XIX - devido ao surgimento dos oligopólios -, foi necessária uma abordagem científica na administração das empresas, tendo como pioneiros Frederick Taylor e Henri Faylol, aumentando sua eficiência e competência.

Essa escola tradicionalista teve rapidamente que se adequar, seus conceitos autocráticos foram contestados pelos behavioristas, que mais tarde desencadeou no movimento estruturalista. Hoje temos inúmeras teorias administrativas, cada qual com seu foco específico, gerando análises de grupo e linhas de ação alternativas para o desenvolvimento organizacional, com enfoque no estrutural-social.

Em meio a toda essa revolução encontram-se os profissionais administradores, que têm a incumbência de gerir de forma eficiente seu setor, sua empresa e organização. Muitos não entendem a importância dessa profissão, a disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA) muitas vezes é pouco assimilada nos bancos acadêmicos. O que não enxergam os demais profissionais, é que cada vez mais os conceitos gerenciais são imprescindíveis. Um belo exemplo é quando o servidor sobe na hierarquia organizacional, qual é a primeira exigência? Uma especialização na área administrativa, em sua maioria o famoso Master Of Business Administration (MBA), ou se assim preferir: Mestrado em Administração de Empresas.

A arte de planejar, organizar, dirigir e controlar organizações é nobre. O estudo do comportamento humano, da aceitação do produto pelo feedback, a busca constante pela primazia são características arraigadas dessa profissão, cujo único conceito imutável é a própria mudança constante.

Enquanto a máxima que move as organizações é o lucro, no papel gerencial está o profissional da administração, que conforme Peter Drucker ensinou, buscam acima de tudo a qualidade. Talvez seja exatamente a falta desses especialistas em pontos chave das empresas que ocasiona o mau atendimento, as incansáveis filas, serviços públicos ineficientes, etc.

Lembrem-se, o administrador é a condição sine qua non para a eficiência. Precisamos cada vez mais de competência, que só será atingida pelos gestores da qualidade.

Parabéns!

2 comentários:

Augusto Araújo disse...

Ow, hoje é dia do Veterinário também

Parabéns a todos!

ΔĿΞX disse...

Mandei p Facebook...