quarta-feira, 25 de março de 2009

Um alento



Há tempos não tenho escrito nada, creio que já faz umas três ou quatro semanas que não postei uma única letra no blog. É, se no último texto disse que estávamos iniciando o ano – que na prática tupiniquim começa após o carnaval -, para mim, literalmente foi o que ocorreu. Até me adaptar na nova rotina e pegar o ritmo, até a leitura tem sofrido queda. Mas são degraus que galgamos a cada etapa da vida, cabe-nos a adequação.

Pois bem, já disse que a inspiração para falar sobre política e outros assuntos que foram foco por muito tempo, tem sido mínima, mas creio que este ano haverá assuntos em praticamente todas as frentes. Como sempre, vou procurar não falar sobre o que não tenho domínio. O próximo artigo – que ainda não saiu do mero desejo – é algo embasado, com fontes e referências históricas, algo destinado a publicação e que visa dar outra ótica sobre 1964. Bom, deixo este assunto para a ocasião oportuna.

Percebi que há dois meses não li mais artigos do Stephen Kanitz na Veja, o que é uma lástima; caso o autor tenha deixado a publicação, considero uma grande perda. Ainda não encaminhei e-mail para a redação da revista nem para o articulista, só dei uma passada de leve em seu novo blog (
http://brasil.melhores.com.br/).

Hoje li sobre alguns escândalos, algumas consequências da crise e outros fatos atuais. Pelo visto pouca coisa muda, e é por isso que informação nunca é demais.

Meus passatempos preferidos têm sido: ler, escrever, correr no fim da tarde e tomar cerveja com amigos, não necessariamente nesta ordem, he he. Mas uma coisa que me surpreendeu outro dia foi que muitos amigos leem meus textos, bem mais do que imaginava. Tenho certeza que boa parte recebe e deleta, porém, normalmente quem comenta comigo sobre os temas abordados, são pessoas que realmente fazem a diferença e que efetivamente eu gostaria que lesse. Pô, saber que uma amiga dá uma bisbilhotada no blog, em uma mesa de bar às 3 da madrugada, chega a ser cômico. Em uma festa recente, um amigo que não via há anos também comentou sobre os textos. É gratificante!

Nos últimos meses andei dando uma boa filosofada nos artigos, e pretendo partir mais para esse lado. A lista de obras que pretendo ler no corrente ano é imensa, quem sabe eu compre O ópio dos intelectuais ainda em abril, Schopenhauer também terá uma maior abordagem. Creio que ando precisando de uma boa dose de raiva, indignação, revolta, e coisas do gênero. Acredito que o conteúdo sai mais agressivo e mais consistente, vou tentar provocar o ego nesse sentido. Este é um início de ano que vou relegar os prazeres da carne para segundo plano – mas nem tanto, hehe -, as prioridades são outras.

Desculpem-me por este ensaio sem pé nem cabeça, é só um esboço para retornar com mais vigor ao hábito que deixei de lado há alguns dias. A prática melhora a qualidade, ao menos em tese. Assim espero. À luta!
*Foto: Cachoeira Salto das Nuvens, em Tangará da Serra

Um comentário:

Augusto Araújo disse...

Continue ae, dog, estamos atentos.

abs!