quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Porque ser apartidário

Novamente estamos em época de eleição, novamente temos que nos deparar com a grande e explícita hipocrisia dos mais variados candidatos e militantes. Vale a pena defender uma agremiação nos moldes atuais? Alguém em sã consciência daria a cara a tapa por um partido?
Nossa legislação obriga que um postulante a um cargo eletivo se filie a uma entidade. A quantidade de siglas existentes por si só já demonstra que há algo de muito errado em nosso sistema eleitoral. Quantos destes possuem um programa realmente aplicável e que mereça respeito? Quantos não possuem entre seus quadros, vários membros envolvidos com denúncias de corrupção ou que pregam ideias estapafúrdias?
Partidos tendem ao fisiologismo de forma doentia e perniciosa. É um campo farto para a corrupção, um verdadeiro culto ao ilícito. É uma generalização que pode até ser injusta com as raras exceções, mas não deixa de ser o espelho da atual situação. Nada que uma filiação possa oferecer paga o fardo da imoralidade, da antiética.
Há nove anos escrevi um texto com este mesmo título, onde elencava vários argumentos para não ser filiado a nenhuma instituição política, passados os anos, não mudei minha opinião. Talvez tenha amadurecido em alguns pontos de vista somente.
Tenho visto pessoas que considero idôneas pleiteando cargos eletivos, talvez num alento de moralizar algo que parece impossível de ser feito. Admiro quem tenta tal façanha. Mas é claro que ampla maioria dos candidatos não merece o menor crédito. A militância então, chega a ser pior que os protagonistas em muitos casos. Torço sinceramente, que neste ano as cadeiras – tanto do executivo como do legislativo – sejam renovadas. Os que aí estão pouco ou nada serviram até o presente.
Por minha postura libertária, já fui até taxado de anarquista, mas sei muito bem onde piso e o que prego. Sou – como muitos que conheço – politizado, mas não coaduno com o método vigente. Defendo instituições de Estado e não de Governo!
Para piorar tudo, ainda temos uma massa que pouco ou nada entende do pleito e de como funciona os poderes legislativo e executivo. Dentro dessa mesma massa, estão os que ligam para candidatos pedindo favores pessoais – dos mais variados – e depois vão berrar aos quatro cantos contra a corrupção. Neste caso cito Schopenhauer: “O vazio de suas vidas interiores, a obtusidade de suas consciências, a pobreza de suas mentes os levam à companhia de outros homens como a si mesmos, pois similis simili gaudet (cada qual com o seu igual)”.
Nós, como eleitores, temos sim que ouvir as propostas, estuda-las e conhecer bem os projetos dos postulantes aos cargos, o que não significa abraçar sua causa e ficar cego.
Ser apartidário não é o mesmo que ser apolítico, nada nos impede de ter ideais e de defendê-los, mas é no descolamento das amarras doutrinárias que florescem grandes pensamentos, onde aumenta o senso crítico e a visão realista; é exatamente onde se pode cobrar de todos o compromisso com o dever.
O sem partido é livre para criticar qualquer parlamentar, é livre para cobrar soluções dos mais variados temas – é este ser que não precisa ser traído para mostrar a falta de caráter incutida na Pólis. É este ser que pode defender a liberdade econômica e a inclusão social ao mesmo tempo, isento de apreciação desfavorável de qualquer radical ideológico. Os partidos podem até pregar que seus integrantes também possam, mas não é o reflexo da prática.
“Um dos castigos por recusarmos a participar da política é que seremos governados por homens inferiores a nós.” – Platão

Nenhum comentário: