quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Vergonha Nacional


Afonso Vieira

O Presidente do Senado Federal Renan Calheiros, envolvido em várias denúncias de corrupção foi absolvido pelos seus pares. Mais um triste e lamentável episódio da pior legislatura da história republicana nacional.

Vergonhoso, deprimente, lamentável, são adjetivos fracos para expressar a indignação de quem tem que suar oito horas todos os dias para conseguir viver de forma digna, e de quatro em quatro anos ser obrigado a votar nessa corja estúpida que sangra nossas instituições.

Pergunto ao leitor, alguém em sã consciência acredita na inocência desse senhor? Pergunto ainda, onde estavam os senadores petistas que sempre vomitaram o falso discurso da “ética e moral”? Onde estavam os hipócritas oposicionistas que outrora votaram a favor do voto secreto, e agora faziam campanha pelo aberto?

Vergonha é termos políticos - eleitos para representar o povo – que só pensam em interesses particulares. Vergonha é ter que ver um ser abjeto como o Almeida Lima, que acha que todo mundo é ignorante e acredita nas besteiras que profere. Vergonha é ter um representante sem voto como o Wellinton Salgado, em um cargo tão importante. Mas o mais triste é saber que energúmenos como esses, serão eleitos e reeleitos pela massa de manobra analfabeta que vota nos rincões de nosso país semi-alfabetizado.

Em outro artigo - neste mesmo espaço - disse que os políticos são cópias fiéis de seus eleitores, cada vez mais vejo que não estou errado, infelizmente estou certo.

Desde quando alguém que se dispõe a disputar uma eleição para representar o povo, pode votar secretamente? Essa excrescência precisa ser revista urgentemente, oras, os atos de um político - pessoa eleita teoricamente para defender interesses públicos – devem ser transparentes; sugiro ainda a inexistência de sigilos bancário e fiscal a quem pretenda ocupar uma cadeira no legislativo.

O Senado sepultou de vez qualquer chance de ser declarado “menos pior” que a Câmara dos Deputados, todo esse episódio serviu para mostrar a podridão do parlamento, que como um todo, é o exemplo a não ser seguido. Não pensem que os legislativos estaduais e municipais são muito diferentes, na verdade tendem a ser pior.

Estou de luto. Aqui jaz a esperança; a vergonha na cara; a honestidade. Nosso país não tem a menor chance de ser considerado sério, não com uma legislatura que produz ilícitos e imoralidades a cada dia, a cada ato.

É triste ver que até os mais otimistas começam a perder fôlego, que começam a cultuar a descrença nas instituições democráticas.

Quarenta ladrões acompanhavam Ali Babá; quarenta usurpadores da vergonha votaram pela absolvição de Renan; seis covardes se utilizaram da abstenção para não assumirem suas reais intenções.

Começo a me preocupar com o futuro do país, como é que seremos uma potência econômica se nem conseguimos produzir representantes dignos, se nossos valores de nada valem para os legisladores do país?

Ética e Moral, pilares de uma sociedade civilizada e honesta, valores tão propagados nas campanhas eleitorais e tão denegridos nas execuções dos mandatos legislativos.

Pobre Brasil, o último que sair, apague a luz...


Publicado:

http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=200468

http://www.tangaratem.com.br/mostra_not.php?cod=279


O JORNAL de 14 de setembro de 2007.

http://www.portalgrito.com.br/arquivol/arquivol.php?id=58



De: Afonso Vieira (afonsohjv@hotmail.com)
Enviada: quarta-feira, 12 de setembro de 2007 23:54:19
Para: adelmir.santana@senador.gov.br; almeida.lima@senador.gov.br; arthur.virgilio@senador.gov.br; augusto.botelho@senador.gov.br; cesarborges@senador.gov.br; cristovam@senador.gov.br; delcidio.amaral@senador.gov.br; demostenes.torres@senador.gov.br; dep.antoniocarlosbiffi@camara.gov.br; dep.chicoalencar@camara.gov.br; dep.fernandogabeira@camara.gov.br; dep.jairbolsonaro@camara.gov.br; dep.nelsontrad@camara.gov.br; dep.onyxlorenzoni@camara.gov.br; dep.rodrigomaia@camara.gov.br; ecafeteira@senador.gov.br; eduardo.suplicy@senador.gov.br; Gaberia Assessoria (assessoria@gabeira.com.br); gerson.camata@senador.gov.br; gilvamborges@senador.gov.br; heraclito.fortes@senador.gov.br; ideli.salvatti@senadora.gov.br; jefperes@senador.gov.br; joaopedro@senador.gov.br; jonaspinheiro@senador.gov.br; jose.maranhao@senador.gov.br; leomar@senador.gov.br; marconi.perillo@senador.gov.br; maria.carmo@senadora.gov.br; marisa.serrano@senadora.gov.br; romero.juca@senador.gov.br; romeu.tuma@senador.gov.br; sergio.guerra@senador.gov.br; siba@senador.gov.br; simon@senador.gov.br; valdir.raupp@senador.gov.br; valterpereira@senador.gov.br; wellington.salgado@senador.gov.br


Nenhum comentário: