domingo, 30 de outubro de 2011

O câncer, Lula e o SUS

O ex-presidente Lula foi diagnosticado com câncer na laringe, após exame foi feito no hospital Sírio-Libanês. Quando li a notícia lembrei-me de uma declaração sua, feita há tempos atrás – quando ainda era o titular do Planalto - de que a saúde pública brasileira beirava a perfeição. Mais uma entre tantas diatribes proferidas em seus oito anos de mandato.

De imediato as manifestações de apoio e solidariedade começaram a surgir. No mesmo ritmo que as redes sociais começavam a brincar com a doença. Coisas como: “força tumor”, “Lula, faça o tratamento pelo SUS”, etc.

A saúde do cidadão Luis Inácio não me diz respeito, não me importa e não tira meu sono – não sou hipócrita em afirmar o contrário. A saúde da pessoa pública Lula, somente me diz respeito pelo fato dele ter sido chefe do Executivo Federal, ter alardeado a suposta qualidade do SUS, e ter dito que iria sugerir ao presidente norte-americano, Barack Obama, a fazer um sistema semelhante. Foi o responsável pela saúde pública e quando precisou correu para o sistema privado. Hipocrisia pouca é bobagem!

Um dos ensinamentos que a vida castrense me ensinou era: nunca cobre de um subordinado aquilo que não possa cumprir. Na vida pessoal penso da seguinte forma: não queira para os outros o que não deseja para você. São máximas que não necessitam de maiores explicações. Um líder deve dar o exemplo, sempre!

O câncer é uma das piores doenças que um ser humano pode enfrentar, pouquíssimos conseguem superá-la por completo. Perdi há alguns anos uma grande amiga vítima dessa mazela. O falecido vice-presidente José de Alencar era um exemplo na luta contra essa maldição, ficou anos combatendo. Mas seu exemplo para por ai, na vida pessoal se negou até os últimos dias a reconhecer uma filha bastarda.

O que quero explicitar com este texto é: não vou mudar minha opinião sobre esta ou aquela pessoa por estar passando por uma fase ruim. Torço que todos que estejam enfrentando doenças, que consigam superá-las, mas só vou me importar efetivamente com aqueles que realmente me importam e me digam respeito, que nutra afeição. Não esqueço suas más contribuições, não apago da minha memória atos daninhos, pelo contrário, são coisas que agregam aprendizado para não incorrermos nos mesmos erros.

Minhas divergências com a figura Lula estão no campo político e moral. Ele representou tudo o que eu não quero em um líder. Nem por isso desejo seu óbito e seu sofrimento. Gostaria sim, que as denúncias de corrupção em seu governo fossem devidamente apuradas e os responsáveis punidos. Como estamos falando de Brasil, nem o SUS presta atendimento de qualidade, nem Lula reconhece isto e ninguém da alta corte vai comprovar e ser punido pela corrupção que as evidências todas teimam em confirmar.

Ps. Antes que algum energúmeno apareça chorando as pitangas, não sou filiado a nenhum partido. Não tenho nenhum exemplo para seguir nos políticos atuais. Se fosse alguém do PSDB ou do DEM, na mesma situação e com mesmo histórico, a opinião seria a mesma.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seu texto tem pontos positivos, pois também não acho que exista alguém que mereça ser taxado como alguém acima do bem e do mal. Isentar-se do desejo mórbido é uma demonstração de altivez de sua parte que declara não gostar da figura política de Lula. Quando se trata de problemas de saúde de um adversário, reza a conduta moral, que isso não deva despertar os sentimentos mais baixos. Lembro da morte de ACM, inimigo político de muitos aqui na Bahia. O bom senso me fez calar. Não manifestei opiniões de satisfação como fizeram alguns, pois, apesar de seus mal feitos na política, ACM, assim como Lula, estava longe de ser um ditador nazista, ou ser execrável. Portanto, meu o silêncio mostrou respeito à dor dos que eram seus partidários. é preciso sempre manter as coisas em seus devidos lugares. Uma boa lida num manual de ética cai bem a todo mundo. Neste ponto você esta de parabéns. Porém, discordo dos que acham que Lula deva recorrer ao SUS, sistema que ele próprio alegou beirar a perfeição. Em primeiro lugar, quem tem dinheiro jamais deverá usar o SUS, pois ele foi criado para quem não tem recurso, logo, todos pagam impostos para os que não podem pagar usufruam de seus tratamentos. Ou seja, polítcos, no geral, que custeie seu tratamento, pois sabidamente podem pagar por eles. Talvez Lula referiu-se ao sistema quase perfeito em comparação a sistemas que inexistem, como em países do 1º mundo. De fato, o Brasil, país complexo, com 200 milhões de habitantes e geografia imensa, surpreende com o SUS se compararmos com os EUA, Alemanha, Itália e outras grandes nações do planeta. Mas deixa a desejar se o compararmos com o Japão, Austrália, Canadá e Cuba, que oferecem boas alternativas aos hospitais particulares. Ainda sobre o SUS, devo lembrar que ele realiza uma série de caros tratamentos em que a rede particular de hospitais de convênio nem dão cobertura. E também é o SUS quem dá apoio a muitos hospitais particulares. Veja: "Um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui convênio com quase toda a rede hospitalar brasileira. Fazem parte do SUS hospitais públicos, privados e universitários, que garantem ao cidadão o direito constitucional de acesso à saúde.

O SUS possui convênio com hospitais públicos, privados e universitários, garantindo o acesso à saúde ao cidadão
Existem 6.500 hospitais no país integrados ao SUS, sendo 48% deles particulares. Essas instituições podem oferecer desde o simples atendimento ambulatorial até transplantes de órgãos.
Entre as unidades da rede pública que atendem pelo SUS estão 69 hospitais federais, 618 estaduais e 2.278 municipais, espalhados por todos os estados brasileiros. Todos os hospitais universitários atendem pelo sistema de saúde público." É claro que o sistema precisa melhorar muito, é fato, mas em certos tratamentos esta muito longe de ser a tragédia que se noticia diariamente. Espero ter contribuído com seu texto. Abs (fonte:http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/atendimento/hospitais-conveniados)

Luciane disse...

Parabéns pelo seu post

Alguém comentou que o SUS deve apenas ser usado por pessoas sem renda, pois é.... Assim como o sistema de Cotas, de bolsa auxilio, e demais que beneficiam o cidadão menos favorecido... Acontece que isso é uma mentira... O SUS é usado apenas pelos mais carentes, por que é algo mais complicado, "beira a perfeição", aham, as filas por atendimento e má qualidade no mesmo demonstram o que é perfeição.... Mas por que então pessoas com renda suficiente para pagar uma boa faculdade, se beneficiam, ERRADAMENTE, de sistemas de cotas, ou bolsa de estudo? Por que tantas pessoas que não necessitam de bolsa auxilio, recebem o beneficio? Engraçado isso....

Um amiga questionou a utilização "da pessoa Lula" como forma de protesto, que isso não é legal com a família. E o que é legal? A imagem de uma gravida que percorreu vários quilometros para poder dar a luz aos seus gêmeos, as inumeras imagens das filas de atentidemtos? Não... sabe por que isso não é legal? Por que o governo já esta cansado disso, já é decorrente, não causa mais impacto... mas talvez a imagem do ex presidente faça alguma diferença.

Todos sabemos que Lula não irá se tratar pelo SUS, o que queremos é que talvez o governo, desta forma, possa olhar um pouco para os menos favorecidos, os que não tem condições de pagar por um tratamento em um hospital privado.... aos que sofrem nas filas, no tempo para conseguir marcar exames, consultas, procedimentos..... aos que TAMBÉM PAGAM IMPOSTO, e impostos caros, todo dia!!!

Desculpa o desabafo!!!

Ass:Luciane...

Anônimo disse...

Prezada Luciane, o INCA é público e é hospital de referência em excelência no tratamento desta doença

Afonso Vieira disse...

Ao Anônimo,

o meu texto não se refere ao SUS exatamente, minha crítica é mais para a hipocrisia do discurso, esta foi a minha ótica quando o escrevi. Como sempre procuro adequar a uma lauda, fica difícil discorrer mais detalhadamente sobre o tema. Sei de qualidades, defeitos e pormenores do sistema. Tenho diversos amigos médicos e alguns estão entre os melhores e mais próximos.

Mas os dados que você postou são as exceções, não a regra. Segue uma reportagem da Folha de São Paulo com dados mais amplos.

Desde já, agradeço suas colocações:

"Pelo menos 58 mil pacientes de câncer ficaram sem fazer serviços de radioterapia e outros 80 mil deixaram de fazer cirurgias de câncer no país do ano passado. Estes são números estimados de uma análise feita pelo TCU (Tribunal de Contas da União) no sistema de oncologia do país.

Para o órgão de controle, o sistema de tratamento do câncer "não está suficientemente estruturado para assegurar atenção oncológica adequada para toda a população que dela necessita".

Além de não conseguir atender a todos --na radioterapia o índice de não atendidos é de 34% e em cirurgia, de 53%-- os pacientes começam o tratamento muito depois do tempo devido.

No caso dos procedimentos de quimioterapia, o tempo de espera médio foi de 76,3 dias e apenas 35% dos pacientes foram atendidos com 30 dias (prazo recomendado pelo Ministério da Saúde).

Na radioterapia, o resultado é ainda pior: 113,4 dias de espera e apenas 16% atendidos no primeiro mês.

No trabalho, foi feita uma pesquisa com médicos que apontou que a falta de pagamento pelo ministério da Saúde de alguns procedimentos e os baixos valores pagos atrapalham o tratamento dos doentes.

O Ministério da Saúde informou que os gastos dos SUS com tratamento de câncer triplicaram nos últimos 12 anos, chegando a R$ 1,8 bilhão em 2010. A previsão em 2011 é que o valor alcance R$ 2,2 bilhões.

A quantidade de atendimento aumentou 41% entre 2003 e 2010, sendo que as cirurgias aumentaram em 40% e as quimioterapias em 100%. Além disso, houve reajuste dos procedimentos no ano passado. No total, 300 mil pessoas receberam assistência em 2010, segundo o ministério."