segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As cidades que amo


Afonso Vieira

No último fim de semana fui visitar uns amigos em Campo Grande. Tão logo adentrei na Cidade Morena já comecei a observar alguns aspectos que me alegram bastante.

Já morei em diversas cidades no MS e outros estados do país. Mas é fato inconteste que sempre tive a intenção de fixar-me ou em Dourados, ou na capital sulmatogrossense. Ainda que tenha aprendido a exaltar e cultuar outras localidades, nenhuma delas superam meus dois amores.

Recentemente foi publicado que Dourados e Campo Grande estão entre as 100 melhores cidades do país para se trabalhar, consequentemente também enxergo com a mesma ótica na qualidade de vida.

Morei a maior parte da minha vida nas duas cidades supracitadas. Fiz amizades sólidas, conheço-as muito bem em todos os sentidos. Ambas planejadas, ambas com seus defeitos e qualidades. Dotadas de um povo bonito, ordeiro e trabalhador, com uma identidade cultural ainda por se consolidar. Temos toda a infraestrutura necessária para uma vida saudável. Ainda que em alguns aspectos as coisas deixem a desejar, a quantidade de prós suplanta quaisquer pormenores que venham a surgir.

Os investimentos que despontam nos últimos tempos só tendem a aumentar ainda mais a nossa atratividade. Espero que a educação, saúde e segurança acompanhem os anseios da população, tais setores deveriam estar na dianteira de nossas prioridades. Deveríamos ter representantes de peso para buscar maiores recursos para a região, infelizmente, creio que ai está nossa maior deficiência.

Perdemos a Copa - o que eu já esperava -, mas continuamos nossas vidas e com certeza isso foi uma “perda menor”. Nossa parte cultural também deveria sofrer uma revolução, haja vista que ainda temos uma produção pífia. Talvez nossos filhos consigam colher frutos melhores.

Nosso estado fica cada vez mais bonito, mas com certeza, nossas duas maiores cidades destoam das demais. A beleza da capital é gritante. Conheci diversos locais de nosso país, ainda que os grandes centros tenham uma variedade muito maior de opções, não deixamos a desejar em nada para eles, pelo contrário.

A vida noturna de Dourados ainda engatinha, porém, na parte gastronômica e de bares, creio que estamos bem servidos. O turismo de negócio está em expansão há anos, com um elevado índice de ocupação no setor hoteleiro.

A visão de cidade do interior, de matutos e caipiras tem mudado, e para melhor. Entre trancos e barrancos estamos seguindo nosso caminho. Ainda temos muito a evoluir e aprender, diversos defeitos para corrigir. Mas com serenidade e responsabilidade, creio que temos uma excelente jornada a traçar, com as melhores expectativas possíveis. Quem viver verá!

http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=262350



Nenhum comentário: