sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Carta aberta aos senadores do MS


Prezados (a) senadores (a)

Sobre os recentes episódios lamentáveis no Senado Federal, e a deplorável atitude de arquivar as denúncias contra José Sarney, pelo Conselho de Ética (?), teço alguns comentários:

- Senador Delcídio do Amaral, ao escrever: “Ser governo significa assumir ônus e bônus. Desta vez foi ônus. Embora meu voto não alterasse o resultado, não costumo assumir discurso fácil”, você demonstra claramente seu caráter e valor, que em meus conceitos são características praticamente nulas ou distorcidas de alguém probo. Pior, relativiza! Não me surpreende que alugou a legenda do PT para alçar o cargo eletivo. Pode ter certeza, mesmo que o povão tenha memória curta, alguns raros - como eu -, faremos de tudo para que informações como esta estejam sempre presentes nas discussões políticas.

- Senador (?) Valter Pereira, dizer “Eu não gostaria de fazer comentários sobre isso. Eu prefiro me posicionar no plenário. Isso certamente vai gerar recursos que vão parar no plenário”, é portar-se como alguém que foge das próprias responsabilidades, é muito cômodo lavar as mãos. Apesar de você não ter sido eleito pelo voto, ocupa uma posição que não lhe permite – ou não deveria permitir – a covardia ou omissão. Nós, sulmatogrossenses, não precisamos e não queremos pessoas esguias nos representando, queremos saber sua opinião, sempre!

- Senadora Marisa Serrano, primeiramente, agradeço - em nome dos que ainda possuem vergonha na cara - o voto a favor das denúncias. Ainda que tenham sido arquivadas. Segundo, deixo claro que isso não é nada mais que obrigação. Infelizmente não temos uma oposição de verdade, muito menos representantes dignos o suficiente. Mas “a esperança é a última que morre” . . .

Senhores (a), o quadro institucional do pós-redemocratização nunca foi tão funesto. Ouso dizer que estamos próximos ao fundo do poço, ou abaixo disso. Tragicamente, a massa de analfabetos funcionais tem aumentado e pouco ou nada se importam com os caminhos de nossa política.

Deixo claro que nunca votei e não pretendo votar em nenhum dos três senadores atuais do MS. Até agora, nenhum demonstrou quaisquer atributos que dignifiquem e justifiquem tal condição, pelo contrário. No caso do petista, tenho plena certeza que jamais o farei.

Alerto-vos ainda sobre a ampliação do voto nulo, e que os senhores são responsáveis diretos por esse crescimento. O discurso demagógico da Justiça Eleitoral não está mais colando. Está muito difícil escolher entre o “ladrão” e o “assassino”. O “menos pior” passa a ser carta fora do baralho.

Deixo algumas sugestões:

Acabem com a imunidade parlamentar. Reduzam de 3 para 2 representantes no Senado por Estado da Federação. Reduzam o Congresso pela metade. Político, ao ser eleito, perde completamente os sigilos, bancário, fiscal e telefônico. Todos os votos devem ser abertos e divulgados diariamente em portal eletrônico. Extingam a suplência através da legenda, devendo assumir o próximo mais votado, independente de partido. Obrigatoriedade de curso superior para disputar cargo eletivo. Ficha limpa deverá tornar-se condição sine qua non, incluindo antecedentes criminais, para todos os candidatos a políticos. Afastamento imediato da função de qualquer parlamentar envolvido/suspeito de ilicitudes.

São medidas que parecem óbvias, mas que não ganham eco dentro de um ambiente de lama e sujeira, como é o nosso legislativo.

Faço votos de que em um futuro próximo, o povo se torne mais crítico, que tenham maior interesse pelos atos dos que nos representam, que nossa educação melhore. Daí, quero ver como se portarão beócios e estúpidos, verdadeiras aberrações, como alguns dos atuais legisladores, ex: Conde, Wellington Salgado, Renan, etc. É uma utopia, e como tal, provavelmente inalcançável. Triste mas real.


Atenciosamente,


Afonso Vieira
Cidadão Sulmatogrossense





Carta aberta aos senadores do MS‏
De:
Afonso Vieira (afonsohjv@hotmail.com)
Enviada:
sexta-feira, 21 de agosto de 2009 13:08:31
Para:
marisa.serrano@senadora.gov.br; delcidio.amaral@senador.gov.br; valterpereira@senador.gov.br

http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=262351


3 comentários:

Augusto Araújo disse...

"Todo poder corrompe." (Lord Acton)

Boas sugestões, se não extinguirem a corrupção pelo menos diminui ou a torna mais difícil.

Uma das raízes está no próprio sistema eleitoral e na pidunchagem do povão e de grupos de interesse.

No fim vemos que cada povo tem o governo que merece mesmo, isto eu falava desde o início do mensalão.

Blanche disse...

Mande seus textos para eu publicar no jornal..

Marcio Candido disse...

Parabéns pela carta aberta. Assino embaixo tudo oque foi dito.
Infelismente, como disse, o povo tem memoria curta. Mas meu voto com certeza o Delcidio nunca tera, em qualquer cargo que ele for querer ocupar.