segunda-feira, 2 de julho de 2007

Conselho de Ética do Senado – Descaso com o Eleitor

No dia 20 de junho, aproximadamente às 08:00hs, horário de Brasília, eu enviei uma carta expressando minha indignação com a atual situação que se encontra a instituição Senado Federal.

Na carta citava que acreditava que minha opinião ou a de qualquer cidadão comum, pouco ou nada importava aos Senadores do Conselho de Ética, carta esta que enviei a jornais e sítios da Internet, e ainda tomei a liberdade de repassar para meus amigos através de correio eletrônico. Pelo visto minhas palavras refletiam o que suspeitava, nenhum senador respondeu ou deu satisfação sobre o texto, “quem cala consente”.

Minha opinião irrelevante foi publicada em um jornal da minha cidade, em um sítio da Internet e se tornou uma espécie de spam momentâneo nos e-mails, inclusive sendo reenviada aos mesmos senadores por diversos amigos.

Continuo aumentando minha frustração quando leio o nome Conselho de Ética, oras, para que serve isso? Que moral têm os integrantes deste Conselho para julgar alguém? Qual o conhecimento que estes senhores têm sobre o que é Ética? Até agora, pelas suas manifestações, atuações teatrais e cínicas de Wellinton Salgado, relativismo moral da outrora raivosa Ideli Salvatti, isso sem citar demais integrantes e ex-integrantes, demonstram que sua ética é extremamente relativa (com raras exceções), que mais vale a conivência com desvios de conduta do que os valores morais propriamente ditos. Ou seja, respondendo à minha primeira pergunta, não serve para nada, só para circo, que se extinga isso então, é mais bonito e menos frustrante para o eleitor, que fica assistindo a tudo com cara de palhaço, impassível e impotente.

Assistimos diariamente ao circo montado, vendo que tudo se aproxima de mais uma grande pizza. Uma reportagem na Folha de São Paulo de sábado, de 23 de junho, mostra a tendência da impunidade, dos 70 senadores ouvidos, 66 disseram que os agravantes ainda são insuficientes. Teremos mais uma vez um político influente envolvido em desvios de conduta, absolvido pelo Conselho que deveria punir justamente comportamentos irregulares.

A cara-de-pau é tamanha, que Renan Calheiros chegou a ameaçar criar uma crise institucional, oras, se ele sabe de algo que possa criar uma crise e não conta, é conivente com algum ilícito, o pior é saber que este senhor continua como presidente da casa, sem a menor vergonha e nem pretensão de se afastar do cargo. Qualquer pessoa com o mínimo de hombridade, ao menos se afastaria para não prejudicar a já abalada imagem da instituição. Temos mais um senador despontando em mais um escândalo, agora é o Joaquim Roriz, pelo observado até agora, será mais um para arranhar a imagem do legislativo, se é que alguém consegue piorar o que já está péssimo.

Sei que esta mensagem chegará ao destino, sei que alguns assessores lerão, só não sei se terei alguma satisfação, mas desde já digo que não desistirei facilmente e continuarei lotando suas caixas de mensagens, pois quem paga os salários destes senhores, alguns nem eleitos (outra aberração desta República), e de seus auxiliares, sou eu e demais cidadãos. Digo mais, se eles não possuem valores éticos e morais definidos, que tomem vergonha e deixem a profissão para quem os tenha. O duro é encontrar quem possua nobreza e que tenha pretensões de disputar cargo eletivo. Triste, para não dizer deprimente.

http://www.portalgrito.com.br/arquivol/arquivol.php?id=43

* Publicado em O Jornal, Edição 80, pág. 02, de 26 de junho de 2007.

From: afonsohjv@hotmail.com
To: siba@senador.gov.br; almeida.lima@senador.gov.br; romeu.tuma@senador.gov.br; augusto.botelho@senador.gov.br; renatoc@senador.gov.br; ecafeteira@senador.gov.br; eduardo.suplicy@senador.gov.br; joaopedro@senador.gov.br; ideli.salvatti@senadora.gov.br; wellington.salgado@senador.gov.br; valterpereira@senador.gov.br; gilvamborges@senador.gov.br; leomar@senador.gov.br; valdir.raupp@senador.gov.br; gerson.camata@senador.gov.br; romero.juca@senador.gov.br; jose.maranhao@senador.gov.br; demostenes.torres@senador.gov.br; heraclito.fortes@senador.gov.br; adelmir.santana@senador.gov.br; jonaspinheiro@senador.gov.br; cesarborges@senador.gov.br; maria.carmo@senadora.gov.br; marconi.perillo@senador.gov.br; marisa.serrano@senadora.gov.br; arthur.virgilio@senador.gov.br; sergio.guerra@senador.gov.br; jefperes@senador.gov.br
CC: dep.fernandogabeira@camara.gov.br; dep.jairbolsonaro@camara.gov.br; dep.onyxlorenzoni@camara.gov.br; dep.rodrigomaia@camara.gov.br; dep.chicoalencar@camara.gov.br; dep.nelsontrad@camara.gov.br; dep.antoniocarlosbiffi@camara.gov.br
Subject: Conselho de Ética do Senado – Descaso com o Eleitor
Date: Sun, 24 Jun 2007 04:04:22 +0300

Nenhum comentário: