segunda-feira, 2 de julho de 2007

Ética, algo a preservar

Tenho presenciado, lido e ouvido constantemente, fatos que me fazem refletir sobre os valores éticos e morais da nossa sociedade. Creio que estamos vivendo um momento delicado e devemos primar pela preservação e recuperação dos valores tão deturpados na atualidade.

Não vou citar apenas os escândalos políticos, isso já está tão banalizado que, erroneamente, enraizou-se no seio da sociedade. Chamo a atenção às praticas corriqueiras do nosso dia-a-dia, para situações que vivenciamos em nossos lares, nos estabelecimentos que freqüentamos e no próprio ambiente de trabalho.

Os valores éticos e morais são estabelecidos dentro de cada grupo social, boa parte segue as orientações doutrinárias de seu meio. Os padrões são modificados e aprimorados na medida que vão surgindo novas tendências e necessidades de adequação ao bem comum. O que vemos hoje é a total ausência de valores, na verdade uma deturpação do que temos como correto a ser seguido.

Os valores morais provêm de um conjunto de fatores, discordo veementemente do artigo “Presentes e subornos” quando dito: “. . . padrões de honestidade vêm de Deus e não da sociedade”. Oras, quer dizer que os ateus, agnósticos ou descrentes no Deus cristão não são honestos? Saio em defesa, dos que como eu, não são religiosos, mas respeitam a liberdade de crença. Garanto que a maioria das pessoas “descrentes”, possuem valores éticos e morais tão estáveis quanto religiosos praticantes. É justamente por ignorar a liberdade alheia, que as religiões cometeram inúmeras atrocidades em nossa história. O Imperativo Categórico de Kant, de certo ponto utópico, não deixa de existir em boa parcela da população. Não é difícil ver entidades ligadas a igrejas ou os próprios sacerdotes, que deturpam o verdadeiro valor da instituição, utilizando o nome de Cristo para causas nada nobres.

Quando vemos surgir uma nova profissão, ou precisamos reformular nossos conceitos, devido a evolução ocorrida na sociedade, já estamos exercitando princípios éticos e provando que somos totalmente capazes de trilhar caminhos do certo e do errado sem a necessidade de crença em ente superior. O Estado é laico justamente para preservar valores comuns a todos, desvencilhando suas atitudes dos dogmas religiosos, que a própria história mostra que não são absolutos, ou as igrejas não mudaram seus padrões de conduta com o passar dos anos?

Ética e moral, são conceitos que são definidos em cada meio, que não são idênticos para todos os povos. O que pode ser considerado um valor absoluto para um cristão não é para um budista ou ateu, para normatizar estas diferenças, temos Leis e preceitos da comunidade.

São muitos exemplos que poderia citar, mas quero chegar à seguinte conclusão, buscamos para nós sempre o melhor, mas nem sempre respeitamos o que é certo. Ser plenamente ético é utopia, mas nada impede que a busquemos, é saudável, exercita valores que andam em baixa e melhora a auto-estima. Nunca faça a uma pessoa aquilo que não quer que façam com você, não cobre nada que você mesmo não possa cumprir, e essencialmente, obedeça a sua consciência.

* Publicado em O Jornal, Edição 76, página 02, de 19 de junho de 2007.

** Publicado no Diário da Serra, Edição 3068, de 23 de junho de 2007.

http://www.diariodaserra.com.br/showartigos.asp?codigo=109843

Nenhum comentário: