segunda-feira, 2 de julho de 2007

Idiotia Americana

No excelente artigo “O retorno do Idiota” de Alvaro Vargas Llosa, publicado na Revista Veja desta semana, o escritor aborda com precisão o fenômeno recorrente da América Latina, que por mais incrível que possa parecer, dá claros sinais de retrocesso, andando na contra-mão do resto do mundo e deixando de aproveitar um dos melhores momentos da economia mundial dos últimos tempos.

É claro que na juventude, a sedução por tudo que é rebelde e que vai contra o sistema coopte grande quantidade de adeptos, porém, as pessoas tendem a evoluir e com o tempo fazer uma reflexão enxergando que suas ideologias não estavam tão certas, que por falta muitas vezes de leitura do contraditório e abertura de uma visão deturpada, normalmente imposta em bancos acadêmicos pelos maiores defensores da ideologia marxista, se deixaram seduzir.

É incrível que até hoje, a universidades públicas ainda vociferem contra o capitalismo e defendam o socialismo, que historicamente cerceou as liberdades individuais e tratou o ser humano como o homem-massa, descrito perfeitamente no livro “A Rebelião das Massas” de José Ortega y Gasset. É público que os sistemas que tentaram implantar a ideologia de Karl Marx tenderam ao totalitarismo, são esses mesmos críticos do sistema vigente que idolatram o ditador cubano Fidel Castro, que mandou prender ou matar todos seus opositores. No clássico “A revolução dos bichos”, George Orwell demonstra claramente o igualitarismo tendencioso que resulta o ultrapassado sistema quando cita: “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros”.

O capitalismo não é perfeito, está muito longe de ser, mas alcançar justiça social é uma meta de qualquer pessoa lúcida, desde que feita de forma coerente, defende. O problema maior é que muito distante disso, na América Latina, ainda vemos proliferar a idiotia populista, onde caudilhos fanfarrões vivem de proferir bravatas, vive de criticar “a elite” mas se esquece que estamos em um mundo globalizado, desrespeitar Leis e liberdades é um retrocesso absurdo, mas para muitos, ainda é o caminho trilhado. Não pense que estamos longe de passar por idiotas, o atual governo nacional já vem tentando limitar o poder da imprensa, algo impensável em uma democracia sólida, se realmente conseguir aprovar o projeto proposto por Ricardo Berzoini, faremos jus ao apelido proposto por Llosa, “Perfeito Idiota Latino-Americano”.

*Publicado em O Jornal, Edição 41, pág 02, de 09 de maio de 2007.

Nenhum comentário: