segunda-feira, 2 de julho de 2007

Homem Primata?

Fico estarrecido com a capacidade de tergiversação de alguns, ao ler o artigo ”Homem Primata”, de autoria de Ander Clebisom, publicado em O Jornal de 02.06.2007, li,reli e estou tentando entender até agora.

Primeiro, ele elencou um monte de clichês, mas não refutou nenhum dado por mim escrito. Peço encarecidamente ao referido articulista que refute meu texto “Herança Socialista”, em momento algum eu disse que o capitalismo é o sistema ideal, disse que o socialismo não combina com liberdade. Desafio ao postulante a me mostrar um único país onde foram aplicadas as idéias de Karl Marx e que foram respeitadas as liberdades individuais. A lauda não me permite escrever com profundidade sobre o tema, mas o que vejo nos ditos socialistas, é que são tão apaixonados pela “causa” que se esquecem de se informar corretamente sobre o que pretendem debater.

Sobre Eldorado dos Carajás, cabe lembrar que os envolvidos já foram condenados em primeira instância, e que, devido às brechas em nossa legislação, recorreram e continuam em liberdade. Quanto aos assassinos de Chico Mendes, Darly e Darci Alves da Silva, eles já cumpriram parte da pena em regime fechado e até onde me consta, estavam em condicional, obedecendo o que está previsto na legislação. O acusado do assassinato de Vicente Canhas, foi absolvido pela justiça em novembro de 2006, e é a última informação que tenho a respeito. Não sei onde o referido autor quer chegar com perguntas sem nexo, o que ele quer, a pena capital? Devo lembrá-lo que esta não é prevista em nossa legislação. Volto a enfatizar, viver como viúva de um sistema ultrapassado, que na prática se demonstrou ineficaz, é coisa para ideólogos e que desconhecem o termo mérito e liberdade. Como bem disse o comunista Saramago, em entrevista ao Jornal da Globo, direto de sua mansão: "Sou comunista e irei sê-lo até o fim da vida. Mas duvido que, nos tempos mais próximos, as idéias socialistas tenham alguma oportunidade".

Conforme dito no texto do escritor: “quem tira a vida de seu semelhante regride no tempo”, bastaria ele ir se informar um pouco sobre as pessoas que Che Guevara assassinou em nome de seus ideais, para não proferir diatribes que só servem para contradizê-lo na defesa de suas idéias. Quanto ao respeito da liberdade de expressão, eu sou um defensor incansável da mesma, como bem dito por Evelyn Hall no livro "Os Amigos de Voltaire": “Desaprovo o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo”. Pena que não posso dizer o mesmo do socialista Hugo Chávez, que acabou de calar a RCTV.

Sugiro ao referido autor, que antes de escrever e tentar debater sobre o que não domina, faça urgentemente uma aula de interpretação de texto, pois só fez distorcer o que escrevi e não refutar nenhum dado por mim exposto.

"A liberdade, ao fim e ao cabo, não é senão a capacidade de viver com as conseqüências das próprias decisões".(James Mullen)

* Publicado em O Jornal, Edição 62, pág. 02, de 04 de junho de 2007.

Nenhum comentário: