segunda-feira, 2 de julho de 2007

Ideologia extrema emburrece

O que tenho visto nas diversas comunidades do Orkut e em discussões das quais participo, que normalmente os mais apaixonados e extremistas são justamente os mais tapados, enxergam seu ponto de vista como a “verdade suprema”, isso estou dizendo para ambos os lados, tanto de direita quanto de esquerda. Uns querendo impor seu “ismo” como a solução de tudo que há de ruim na humanidade, eu até concordo que certos modelos são menos falhos que outros, mas achar que somente o seu presta, já é demais.

Criticar algo é uma coisa normal, pertinente à natureza humana, se todos tivéssemos o mesmo pensamento não haveria desigualdades e praticamente todos os problemas já teriam sido resolvidos, mas não querer aprender com os próprios erros, ou mesmo enxergá-los, tentar achar justificativas para o injustificável é no mínimo burrice.

Vejo diversos apaixonados alegando que seu partido é ético, que tem o melhor projeto para o Brasil e coisas do gênero. Já li de ambos os lados, levando em conta a polarização PSDB e PT, “o PSDB é um partido sério” ou ainda “no PT não existem corruptos” (sim vocês leram certo, ainda tem quem acredite nisso). Está mais do que provado, sejam nas divulgações da imprensa ou ainda, o fato mais consistente, nas provas documentais até agora apresentadas que não existe partido 100% ético e isento de corrupção, muito pelo contrário, a conclusão que estou chegando é que os honestos e éticos são exceções à regra.

Não espero que todos tenham profundo conhecimento de assuntos técnicos, mas vou me utilizar de um breve exemplo, possuo um certo conhecimento sobre licitações e contratos (trabalhei com auditoria e também já fui executor dos mesmos), existe uma máfia enraizada em praticamente todos os estados do país, por que não existiria no âmbito das licitações internacionais? As propinas acontecem, na grande maioria dos casos, fora do certame legal, dificultando a verificação da ilicitude, daí se originam os “land rovers”, as “contas gordas” e outros benefícios oriundos do “propinoduto”. Alguns casos que ocorrem em municípios pequenos são ilegais, mas não imorais (provavelmente só quem executa vai entender o que escrevi), tendo em vista as condições previstas na lei e as limitações do mercado, são cometidos algumas improbidades visando à manutenção da vida vegetativa do estabelecimento. Existem máfias, sempre anunciadas nos cursos de licitações, nos serviços de limpeza, asseio e conservação, nas compras de materiais farmacológicos e outras mais. Para um agente administrativo com o mínimo de pré-disposição à corrupção é um prato cheio, e com certeza existem esses agentes em todos os locais e instituições, por que seria diferente dentro dos partidos políticos?

Acreditar cegamente em uma causa/ideologia é um maiores problemas de nosso país e também do mundo, quantas vidas foram ceifadas pela igreja católica? Quantas foram sacrificadas pelo ódio racial nazista? Quantos morreram em nome do comunismo e das ditaduras militares da América Latina? Quantas ainda morrerão pelo ódio religioso pregado pelos extremistas no Oriente Médio?

Quando leio coisas do tipo Cuba é uma das raras democracias deste planeta, isso mesmo, tem alguém que acredita nisso, ou ainda quando vejo pessoas atacarem outras por terem idéias diferentes das suas tachando-as de “nazistas” e coisas do gênero, só reforça minha opinião que ideologia extrema emburrece e tapa a visão das pessoas, que muitas vezes são pessoas de bem, levados a uma lavagem cerebral por doutrinas político/religiosas que chegam a causar preocupação.

04.08.2006

Nenhum comentário: