quarta-feira, 18 de julho de 2007

O Brasil sangra

Afonso Vieira

Mais um trágico acidente aéreo abala o país, em um momento de dor e tristeza; primeiramente venho expressar meus sentimentos às famílias das vítimas da tragédia, após isso, faço algumas reflexões que se seguem:

Ainda não se sabem as causas do acidente, muito menos quais os culpados. Devido aos recentes acontecimentos e a crise aérea que assola o país, foi inevitável que boa parte da população e dos jornais do Brasil, insinuassem a culpa pela falta de gerenciamento e planejamento do Governo Federal.

Tomadas as devidas proporções dos comentários midiáticos e até mesmo, ressaltando o bom senso que algumas emissoras tiveram em respeito às vítimas, chama a atenção tamanha a hipocrisia que se tornou a internet brasileira.

Recomendo para as pessoas de boa saúde mental e que não estão acostumadas com comentários medíocres que ofendem a inteligência, que evitem ler os comentários de blogs, comunidades do orkut e demais fóruns virtuais.

A boçalidade é tamanha, que muitos estão mais preocupados em criar uma guerra partidária sobre os culpados, onde automaticamente já estão arranjando álibis para justificar alguma responsabilidade que possa vir a ocorrer. Nem a privacidade das vítimas e familiares é respeitada, muitas vezes até em grandes portais eletrônicos.

O mais deprimente de tudo isso, é constatar que boa parte desses biltres acéfalos, são universitários e alguns pseudo-jornalistas detentores de blogs sensacionalistas, que proliferam hoax com as mais estúpidas teorias conspiratórias. Travam verdadeiras batalhas, dignas das mais arraigadas militâncias extremistas – sem nenhum escrúpulo ou respeito.

Assistindo ao Jornal Nacional hoje (18/07), vi a dor e sofrimento dos familiares das vítimas - em um hotel em Porto Alegre - quando da divulgação da lista de passageiros. As imagens comovem qualquer um; ficar por horas aguardando as notícias, sem confirmação alguma - não desejo a angústia e o sofrimento semelhante a ninguém.

A tragédia poderia ser evitada? Não sei, e achar os culpados não vai trazer os mortos de volta, nem melhorar o sofrimento atual das famílias. Os problemas estruturais do governo, a incapacidade de seus ministros, com comentários desastrosos, podem nada ter a ver com o acidente. Nas imagens divulgadas na edição do jornal, nota -se que o avião passou rapidamente pela pista, demonstrando que estava acima da velocidade normal para o pouso.

É um momento lamentável, não somente o acidente, mas o caos estrutural em que se encontra o país. Porém, o mais lamentável é verificar que pessoas, que se dizem esclarecidas, não demonstram o menor sentimento e nenhuma hombridade - deixando o mínimo de civilidade de lado - fazendo transparecer toda a estupidez humana, com atitudes dignas dos mais vis seres.

Simplesmente, aviltante.

http://www.portalgrito.com.br/arquivol/arquivol.php?id=48


Um comentário:

Anônimo disse...

Neste momento aproveitar a tragédia para firmar ou criticar posições partidárias é pisar sôbre a nossa humanidade ferida e enlutada e tornar-se uma ave de rapina esfomeada e devoradora dos seus.
É tempo de dor, pranto e luto......td o resto é para depois.
Ainda estamos identificando nossos mortos que deverão ser velados.....quando descansarem em paz teremos mais clareza do ocorrido.