segunda-feira, 2 de julho de 2007

Nasce um Jornal

Foi com grande satisfação, e verdadeira surpresa, que me deparei com primeira edição de O Jornal. Espero que a publicação venha a se consolidar como uma grande fonte de consulta e notícias sobre nossa região. Não sou filho desta terra, há um ano moro em Tangará, confesso que pouco acompanho as notícias locais, mas sempre é salutar exaltar a criação de um novo veículo de comunicação. Gosto de LER as notícias, pouco ou nada vejo de televisão, minha maior fonte de informação é a Internet, talvez venha daí o escasso interesse no jornalismo tangaraense, haja vista o pífio conteúdo disponível na rede.

Como fã do jornalismo, acompanho os grandes jornais diariamente. Um dos meus passatempos preferidos é justamente ler notícias políticas e econômicas, de preferência as colunas dos articulistas, em certos casos, até seus blogs publicados nos sites dos respectivos jornais. Espero que este jornal inaugure muito em breve uma edição online.

Quanto ao jornalismo, espero que este Diário dê uma inovada no que já existe, tenho tentado acompanhar um pouco mais as notícias locais, me forçando a assistir e ler mais coisas desta terra, confesso que na rede mundial é difícil encontrar publicações com consistência. Assistindo ao programa TS Record, tomei conhecimento de um certo blog que relaciona notícias da terra, provavelmente todas as notícias são escritas pelo proprietário, em uma leitura rápida, percebi o tom político da publicação, cheia de clichês e carregadas por uma tendência um pouco ultrapassada. Bom, o ponto a que quero chegar, é que o jornal possua uma linha editorial bem definida, haja vista que a imparcialidade da imprensa é utopia. Sugiro que abra um espaço aos leitores, que abra uma espécie de seção de cartas, sei que é difícil, mas já seria uma inovação. Particularmente, quando leio as revistas, a primeira seção que procuro é justamente a das correspondências dos leitores, é sempre bom ler opiniões diversas, lembrando que a pluralidade de idéias é essencial para uma boa publicação.

Nesta semana, Arnaldo Jabor escreveu um artigo em O Globo, “O olhar crítico sobre o Brasil”, um excelente texto sobre como exercer o jornalismo em nosso país, do qual reproduzo parte: ‘a imprensa deve ser "crítica" em primeiro lugar. E "crítica" não quer dizer "ataque" ou "denúncia" apenas, mas avaliação, busca de entendimento, que pode ir da mais amarela bile de ódio até propostas de positividade. Disse também a eles: tentemos a difícil tarefa de pensar sem ideologia. Isso. Entender os fatos sem um pré-conceito. O pensamento ideológico distorce a realidade para fazê-la caber num a priori, numa certeza anterior ao fato. Dificílimo isso, pois somos todos seres "ideológicos"’, acredito ser o que precisamos no meio tangaraense. Deposito esperanças que consigamos galgar mais um degrau rumo a um jornalismo cada vez mais primoroso, buscando sempre evolução rumo a excelência.

Espero ter a oportunidade de acompanhar mais coisas do jornal em uma eventual edição online, e se possível poder discutir as matérias e artigos em algum fórum virtual, vale a pena e só temos a ganhar com o debate de idéias.

Faço votos de sucesso na nova jornada, e que a abertura de mais um diário em Tangará da Serra, chame a atenção das instituições de ensino superior para a necessidade de um curso de jornalismo, tendo em vista a inexistência na região de graduação na área.

Tangará da Serra, 21 de Março de 2007.

* Texto parcialmente publicado na edição 06 de O Jornal, de 24 de março de 2007.

Nenhum comentário: